Programa Nacional de Imunização supera metas em Lagoa Grande

01-01-2007 01:36

Quando o assunto é campanha de vacinação, o município de Lagoa Grande (PE), no sertão do estado, não tem do que reclamar. Há dois anos o Programa Nacional de Imunização (PNI), coordenado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, vem superando todas as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Na campanha contra a gripe em idosos, o município foi o único do Sertão do São Francisco a superar os 70% exigidos pelo MS para a imunização deste público. Na vacina contra a poliomielite, os números atingidos superaram os 100% de cobertura nas duas campanhas nacionais realizadas pelo Ministério em todo o país, em junho e agosto, e tem cobertura de mais de 95% das crianças na vacinação de rotina contra a doença.

Até mesmo em epidemias mais recentes, como a gripe influenza H1N1 (conhecida como gripe A), as autoridades sanitárias de Lagoa Grande conseguiram bom desempenho. Introduzida no ano passado no calendário nacional de imunização, a vacina contra a H1N1 obteve números positivos na cidade.

A campanha atingiu várias faixas etárias – crianças, jovens e população adulta. “Apesar de ser uma vacina nova, as pessoas se preocuparam em se defender contra a H1N1 que vitimou várias pessoas em outros países e aqui também no Brasil. Isso levou o cidadão lagoagrandense a procurar a defesa e se vacinar” disse Ladjane Cardoso, coordenadora municipal do PNI.

Conforme Ladjane, em algumas faixas etárias da vacinação contra a H1N1, os números foram superiores às metas do MS para a influenza. A coordenadora conta que o momento agora é de planejar a programação de vacinas do município para 2011 e buscar repetir e até ampliar o sucesso dos números obtidos em 2009 e 2010. (com informações e foto: Ascom PMLG).