'PSOL é um partido de pirocas e viados', diz Bolsonaro

19-03-2011 20:47

Pra quem pensou que o estoque de ofensas do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) havia se esgotado com suas publicações na cartilha 'anti-gay', distribuída por ele em escolas cariocas no último dia 10, aí vai mais uma pérola do político conservador: "O PSOL é um partido de 'pirocas' e 'viados'".

A declaração do deputado, que tem demonstrado não ter o menor freio na língua, veio em resposta a uma representação do PSOL que o acusava por quebra de decoro parlamentar, protocolada na manhã desta quarta-feira (18) pelo partido socialista no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

A acusação tem base nas ofensas proferidas pelo deputado contra a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) na última quinta (12), durante uma entrevista da senadora Marta Suplicy que ocorreu após uma reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado. Na ocasião, Bolsonaro exibia para as câmeras um panfleto contra um plano de promoção da cidadania e dos direitos humanos da comunidade LGBT. A exibição foi recebida aos gritos por Marinor, que começou a bater no panfleto enquanto Bolsonaro respondia com provocações: "vai me bater, vai me bater?". A senadora do PSOL ainda acusou o deputado de usar dinheiro público para bancar o panfleto e promover a homofobia (assista ao vídeo da confusão).

"Eu estou me 'lixando' para a senadora. Eu vou responder à senadora num papel higiênico. A imagem está lá, ela me deu uma porrada, me xingou de homofóbico, de corrupto e de assassino, daí eu estou errado, feri a feminilidade dela? As mulheres do Brasil que me desculpem, mas não são iguais a ela não", afirmou Bolsonaro em entrevista.

Em nota oficial publicada em seu site, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) respondeu às palavras do deputado: "Nós do PSOL, somos sim, o partido dos 'veados', ou melhor dizendo, das lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis (LGBTs). Fazemos a defesa intransigente dos direitos humanos e da dignidade das pessoas. Isso não é motivo de injúria nem de ofensa. Para nós, é um orgulho [...] Somos o partido que prega o fim das opressões; da discriminação e da violência contra a mulher, contra os negros e negras, contra os índios, pobres, favelados, deficientes;´[...] Já Bolsonaro é uma caricatura dos inquisidores dos séculos passados."

Essa será a oitava representação contra o deputado Jair Bolsonaro no Congresso Nacional.

Assista ao bate-boca entre Bolsonaro (PP-RJ) e Marinor Brito (PSOL-PA)