A Rede Social vence tudo em prêmio da crítica dos EUA

04-01-2011 21:28

“A Rede Social” ganhou mais quatro prêmios importantes nos EUA. Após ser indicado para o Globo de Ouro e aparecer em diversas listas de críticos e cineastas, o longa sobre a história dos criadores do Facebook recebeu neste domingo (9/1) o prêmio de Melhor Filme da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema (National Society of Film Critics) dos EUA.

Mas não ficou nisso. A associação dos críticos americanos também premiou o diretor David Fincher, o roteirista Aaron Sorkin e o astro produção, Jesse Eisenberg, como os melhores do ano.

Curiosamente, “A Rede Social” ganhou os mesmos quatro prêmios da outra importante associação de críticos americanos, a National Board of Review of Motion Pictures, no final de dezembro.

Fora “A Rede Social”, a Sociedade Nacional de Críticos de Cinema premiou ainda a italiana Giovanna Mezzogiorno, eleita a melhor atriz do ano por sua interpretação em “Vincere”.

Os prêmios de críticos nos EUA costumam ser uma prévia para o Oscar e são considerados de grande importância por toda a indústria cinematográfica.