Conferência Municipal de Saúde em Lagoa Grande escolhe delegados para encontro estadual

24-04-2011 03:21

Encerrada nesta semana com balanço positivo, a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Lagoa Grande, no sertão de Pernambuco, já definiu os três delegados que participarão do encontro estadual, no Recife, ainda este ano. Um deles é representante da gestão municipal, o outro vem do Conselho e o terceiro vai representar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Lagoa Grande.

Para o secretário municipal da pasta, Severino Ferreira, o SUS às vezes parece mais privado do que público e para garantir a qualidade do sistema no Brasil é preciso haver uma grande luta envolvendo a gestão, os usuários e a sociedade civil no intuito de fortalecer a atenção básica. “Isso passa também pela valorização dos profissionais da área, não só investimentos nos médicos”, argumentou.

Na abertura o evento teve ainda a presença de Cássia Maria Feitosa Guimarães, gestora da 8ª Geres; Rosalvo Antonio da Silva, da Comissão de Mobilização do Conselho Estadual de Saúde e do Conselho de Saúde de Petrolina; e do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Lagoa Grande, Francisco Gomes de Araújo, além de outras lideranças locais.