De quem é a culpa?

24-02-2011 17:30

Imagem mostra que campo gravitacional da Terra parece uma batata

A Terra é uma batata. De acordo com dados enviados por satélite à Agência Espacial Europeia (ESA), o nosso planeta não é redondo e muito menos azul. A imagem inédita foi divulgada na última quarta (30) durante uma conferência em Munique, Alemanha.
De acordo com o estudo apresentado pela ESA, as imagens fornecidas pelo satélite GOCE mostram a gravidade do geóide (superfície de referência fundamental para medir a circulação oceânica, as mudanças do nível do mar e a dinâmica do gelo) sem a ação de marés e de correntes oceânicas.
Os dados também servirão para o estudo da estrutura interna do planeta, como os processos que levam à formação de terremotos de grande magnitude e que podem provocar danos devastadores, como aconteceu com o Japão no sismo de 11 de março. 

Do espaço, é praticamente impossível para os satélites analisarem a dinâmica dos tremores, visto que o movimento das placas tectônicas ocorre abaixo do nível dos oceanos. Entretanto, a ESA explica em seu site que os abalos costumam deixar um ‘rastro’ na gravidade do planeta, o que pode ajudar a entender o mecanismo de um terremoto e, quem sabe, antecipar sua ocorrência.
Segundo os cientistas, é praticamente certo que o terremoto de 9 graus na escala Richter que sacudiu o Japão modificou a forma dos oceanos devido a sua forte intensidade.