Globo de Ouro premia os melhores do ano

16-01-2011 18:34

Neste domingo, às 23h, a TNT exibe ao vivo a cerimônia de entrega das estatuetas do Globo de Ouro. Você pode criticar, espernear e xingar a Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood, que nomeou filmes como “Burlesque”, “O Turista” e “RED”, e ignorou completamente “Bravura Indômita”, mas cinéfilo de verdade não perde essa festa despojada, onde o indicado da noite vai com roupa de algum estilista famoso quando poderia até entrar de Havaianas.

A decisão sai dos votos de 85 jornalistas estrangeiros (de 55 países diferentes) que atuam em Los Angeles. São correspondentes fãs de Cher que lotaram as salas que exibiam “Burlesque”. Mas embora não pareçam, suas escolhas são imprevisíveis em relação à variedade de prêmios que corre solta em Hollywood. Em parte pela formação de cada jornalista, entre balzaquianos, vovôs e vovós.

A Rede Social

Em drama, a renovação composta por mentes jovens pede pela vitória de “A Rede Social”, o que não impede os velhos membros de apoiarem o filme de David Fincher, claro. Mas a parte formada por veteranos deve preferir o pomposo “O Discurso do Rei”, por exemplo.

Resta saber o que acontecerá na categoria de comédia/musical, a categoria mais criticada desta edição do Globo de Ouro. Será que os conservadores se unirão aos jovens que adoraram a modern family de “Minhas Mães e Meu Pai?” Bom, basta olhar os indicados nesta categoria e ver que não restam opções. Embora “Minhas Mães e Meu Pai” não seja comédia nem musical nem aqui nem na China.

Ricky Gervais, apresentador do Globo de Ouro 2011