Medo da radiação de usina atingida por terremoto leva japoneses e turistas a abandonarem Tóquio

15-03-2011 16:19

Várias pessoas deixaram Tóquio nesta terça-feira (15), e moradores permaneceram dentro de suas casas em meio a temores de que a radiação da usina nuclear de Fukushima 1, a 240 km dali, atingida pelo terremoto de sexta-feira (11) afete uma das maiores e mais densamente povoadas cidades do mundo.

Apesar das garantias do governo municipal de que os baixos níveis de radioatividade detectados até o momento na capital japonesa “não são um problema“, moradores e turistas decidiram que permanecer na cidade era simplesmente arriscado demais.

Várias empresas retiraram seus funcionários de Tóquio, visitantes reduziram as férias e companhias aéreas cancelaram voos. A Administração de Aviação dos Estados Unidos informou que está se preparando para redirecionar rotas caso a crise nuclear se agrave.

Aqueles que permaneceram na capital japonesa estocavam alimentos e outros suprimentos, temendo os efeitos da radiação, que levou pânico à cidade de 12 milhões de habitantes. No principal aeroporto da cidade, centenas de pessoas se enfileiravam, muitas delas com crianças, para embarcar em voos deixando o país.

“Não estou muito preocupado com um outro terremoto. É a radiação que me assusta”, disse Masashi Yoshida, enquanto segurava a filha de cinco anos no aeroporto de Haneda.

Turistas, como a norte-americana Christy Niver, deram um basta. Sua filha Lucy foi mais enfática. “Estou apavorada. Estou tão apavorada que preferia estar no olho de um tornado”, disse. “Quero ir embora.” (com informações do G1/foto: AP).