O Tio Sam quer ser seu amigo : perfis falsos criados pelos EUA vão monitorar a rede

19-03-2011 19:28

Parece coisa de filme, mas não é. Os Estados Unidos estão desenvolvendo um programa que irá manipular de forma secreta as redes sociais como Facebook, Twitter e blogs. Serão criados perfils fakes para monitorar e espalhar mensagens positivas em relação ao governo americano.

A empresa contratada pelo Centcom, Comando Central dos EUA, supervisiona as operações armadas no Oriente Médio e na Ásia Central pelos os Estados Unidos. O programa que vai permitir o gerenciamento online de perfis sendo que cada policial irá controlar cerca de dez contas ao mesmo tempo.
O governo se defende dizendo que vai monitorar as atividades nas redes para conter a violência, atos extremistas e a propaganda negativa cometida contra a terra do Tio Sam. Para evitar que os perfis sejam descobertos, a empresa promete fazer perfis convincentes e com o máximo de detalhes pessoais.

Mas no fim das contas, esse projeto lembra mais uma tentativa de controlar e restringir a liberdade de expressão na internet, como acontece na China. Além de incentivar outros países a fazer o mesmo. Ou seja, um passo atrás em relação a liberdade e a privacidade dos usuários nas redes.Fora o inglês, as mensagens de propaganda serão feitas em quatro línguas: árabe, farsi, urdu e pashtun. Os americanos não serão monitorados, claro.

Pelo menos por aqui, podemos continuar usando a rede a vontade, mas desconfie de quem te adiciona em alguma rede e você não conhece. Quem sabe não é um policial querendo ser seu amigo?