O Brasil vai repensar?

27-02-2011 02:06

Frente à retomada das discussões sobre energia nuclear no mundo – o risco, os planos de segurança e a verdadeira necessidade de investimento nesta empreitada cara, ambientalmente insegura e socialmente perigosa, a presidente Dilma Rousseff se pronunciou “extremamente preocupada”.

Segundo informou a Secretaria Geral da Presidência à imprensa, Dilma concorda que é preciso olhar para a questão da energia atômica no Brasil com responsabilidade. Pela manhã, a própria Eletronuclear, empresa responsável pela operação de Angra I e II, as duas usinas nucleares brasileira em funcionamento, confirmou que a terceira fase do complexo, Angra III, pode sofrer novos atrasos em sua construção – lá se vão 35 do começo de construção desta usina.

Para o presidente da Comissão Nacional de Energia Atômica, Odair Gonçalves, o acidente radioativo de Fukushima vai fazer o Brasil rever as normas de licenciamento de suas usinas nucleares. “Vai haver agora uma análise profunda da avaliação desse risco. Isso será divulgado para o mundo inteiro e, na medida do possível, será preciso retificar as normas de licenciamento que vão levar em conta esse acidente. Nos reatores que estão operando, haverá medidas para evitar o superaquecimento”, disse ao jornal Folha de S. Paulo. (só para assinantes)

Além de uma terceira unidade em Angra, o governo brasileiro tem planos de instalar mais quatro usinas nucleares nos próximos anos.

FONTE: www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/