Pecuaristas de Lagoa Grande começam procura por crédito emergencial.

01-01-2007 01:33

Mais de 70 criadores já procuraram a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior da Prefeitura de Lagoa Grande (Seadi) para iniciar o processo de contratação do Crédito Emergencial para Custeio da Pecuária.

A contratação foi iniciada na última terça-feira (25) e deve ser solicitada até 15 de março através do Banco do Nordeste-Agência Petrolina. Além de Lagoa Grande, os recursos beneficiarão também pecuaristas de Dormentes (PE), que integra a área coberta pelo BNB local. As duas cidades foram as únicas das cinco atendidas pelo banco na região a decretarem emergência ano passado devido à estiagem.

É importante frisar que criadores que já possuem financiamentos do BNB também poderão contratar o crédito emergencial, que é destinado a quem teve grandes prejuízos por causa da seca na região”, explica o titular da Seadi, Reginaldo Alencar.

A agente de Desenvolvimento do BNB e que atende Lagoa Grande, Arlene Araújo Lima Rocha, ressalta que os dois municípios tiveram a liberação desse crédito por terem o decreto de emergência referendado pelo Governo do Estado e pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

“Não sabemos precisar quantos criadores serão beneficiados com esse dinheiro, que será utilizado especificamente para o custeio da atividade pecuária que eles já desenvolvem em suas propriedades”, lembra Arlene. Os interessados podem solicitar um crédito de R$ 2 mil para ser pago em até 2 anos com 0,5% de juros ao ano e 25% de desconto nas parcelas pagas até o vencimento. “Esse é um bônus que o crédito de emergência está destinando aos criadores que honrarem em dia seu pagamento”, completa.

Estão aptos a contratarem esse crédito todos os criadores que integram grupos do Programa Nacional da Agricultura Familiar(Pronaf) em Lagoa Grande. Quem quiser pode solicitar mais detalhes também junto aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Grande e Dormentes, ou na própria agência do BNB em Petrolina. Outro serviço disponível é o Cliente Consulta do BNB (0800 728 3030), que pode ser discado de telefones fixos ou de qualquer orelhão. (com informações/Ascom PMLG)