Português é a segunda língua mais usada em spams

14-03-2011 22:59

'Aumente o pênis!', 'Fique rico agora!', 'Emagreça já'... Certamente você já recebeu um e-mail indesejado, o famoso spam, uma vez que o português é a segunda língua mais usada neste tipo de mensagem, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (20) pela empresa de segurança online que faz o antivírus AVG. 

Em primeiro lugar está o inglês, língua mais usada na internet atualmente, que corresponde a 84% de todo o spam mundial. O português, apesar de estar em segundo lugar, corresponde a apenas 3% de todas as mensagens indesejadas da rede.

Em risco
Aplicativos maliciosos no Facebook e malwares para Android, sistema operacional do Google para telefones celulares, são outros problemas apresentados pelo relatório.

No caso do Android, o ponto negativo é o crescimento acentuado de invasões. A AVG alerta o usuário para tratar o celular como "um PC inseguro". Mas, para os precavidos, a companhia já oferece um antivírus no aparelho.

O levantamento ainda afirma que o número de ataques aos usuários do Facebook triplicou nos últimos 12 meses. Em reposta, a AVG criou ferramentas de segurança que os usuários devem instalar para evitar o download de aplicativos infectados.

Os primórdios do Spam
A origem semântica da palavra spam nasce no programa de TV do grupo Monty Python, segundo o livro ‘Do que é Feito o Pensamento?’, de Steven Pinker. O quadro humorístico teria usado o termo como o truncamento das palavras spiced ham. Devido a grande audiência da série, os hakers dos anos 80 incorporaram o vocábulo, até que com o boom da internet nos anos 90, o spam se tornou universal.