Tornados e tempestades nos EUA matam mais de 200 pessoas; Alabama é o Estado mais prejudicado

16-03-2011 00:34

Já chegou a 214 o número de mortos pelas tempestades e tornados que atingem os Estados Unidos desde o começo da semana. Seis Estados foram atingidos, e o Alabama, no sul do país, registra a situação mais grave, com 131 mortos e "uma destruição maciça de propriedades", de acordo com o governador Robert Bentley. Foram registradas 32 mortes no Mississippi, 19 no Tennessee, 13 na Geórgia, 8 mortes na Virgínia e uma no Kentucky. 

Bentley disse que o número de mortes deve crescer e pediu ajuda federal após declarar estado de "grande emergência". Outros seis Estados também declararam estado de emergência: Arkansas, Kentucky, Mississippi, Missouri, Tennessee e Oklahoma. Para ajudar nas operações de resgate e limpeza, a Guarda Nacional foi convocada pelos governadores desses Estados.

Segundo a Casa Branca, o presidente Barack Obama deve visitar os lugares afetados nesta sexta (29). Dos 50 Estados do país, ao menos 21 foram afetados de alguma forma pelos temporais. De acordo com o departamento de meteorologia dos Estados Unidos, mais de 300 tornados foram registrados desde a última sexta-feira, sendo mais de 130 na quarta.

A tragédia está sendo considerada o pior desastre natural nos Estados Unidos desde o furacão Katrina, em 2005. De acordo com o site Accuwheather, esta é a pior onda de tornados desde 1974, quando 310 pessoas morreram.

Destruição no Alabama
Um tornado e duas linhas de tempestade atingiram o Alabama, deixando em ruínas Tuscaloosa, cidade onde fica a Universidade do Alabama. Dezenas de cidades estão sem energia elétrica, e algumas casas tiveram destroços arrastados a 80 km de distância.